Você é amante de fotografia e quer aprofundar seus conhecimentos? Ter fotos melhores? Quer fotografar a sua viagem, mas não sabe como? Vou te contar 5 dicas que me fizeram dar um salto incrível em termos de qualidade!
1 - Câmera profissional ou celular?
Câmera:
Quando se trata de ter um equipamento fotográfico, preste atenção! Fazer um bom investimento em uma câmera de última geração pode ser ótimo, mas você vai utilizar todo o potencial da câmera? Vai utilizar depois da viagem? Ou vai deixar a "pobre coitada" guardada no armário até você lembrar que tem uma câmera de novo? Eis a pergunta que deixo pra você. "Quero comprar uma câmera, mas não sou fotógrafo"
Se você realmente quer comprar uma câmera e não é um fotógrafo (nem por passatempo),
é recomendado que você faça uma compra de uma câmera semi-profissional / profissional.
As famosas DSLR (Digital Single Lens Reflex).
Prós: Veloz, prático, leve, custo-benefício e layout intuitivo.
Contras: Sensor menor, algumas só fazem fotos com o perfil de cor em sRGB.
As fotos no começo do texto foram fotografadas com uma Canon T5i Rebel, é uma câmera DSLR. Entretanto, a T5i só faz fotos no perfil de cor sRGB, o que isso quer dizer? Quer dizer que ela não consegue fotografar em CMYK (padrão de impressões em gráficas). Ou seja, você vai ter uma dor de cabeça na gráfica se tentar imprimir suas fotos em sRGB para quadros, porque a fotos teriam um perfil de cor menor, menos vasto. Um perfil de cor sRGB geralmente é utilizado para compartilhamento de imagens pela internet. Você pode até fazer um pequeno quadro, mas terá alguma alteração na qualidade da imagem e o papel terá que ser um bem específico. Você pode tentar fazer um pequeno cartaz e a partir dele um pequeno quadro, ou seja, menos problemas na gráfica (só lembre de entregar as fotos em .PDF ou .TIFF em 300 de DPI). É importante saber também que câmeras DSLR tem o sensor Cropado, diferente de uma câmera profissional com sensor Fullframe (quadro cheio).
Fullframe: A imagem de uma Fullframe é do mesmo tamanho que fotografias feitas em filme. O recorte em vermelho indica a área captada por uma câmera de sensor crop (cropado).

Imagem: Ken Rockwell
Cropado (Crop): As câmeras de sensor cropado trazem um sensor menor (de variados tamanhos). Tem um bom corte de imagem e abrange uma área menor, porém mais do que um celular por exemplo.
Resumindo, se você quer ter um quadro enorme de sua fotografia com a melhor qualidade possível utilize uma câmera Fullframe com a configuração na câmera para Adobe RGB (diferente de sRGB, o Adobe RGB tem um perfil de cor mais abrangente).
As câmeras Fullframe são bem profissionais, portanto são mais caras! Se você prefere utilizar uma DSLR (cropada) por questão de custo-benefício, vou te dar a melhor dica!
Faça vários quadros pequenos da mesma imagem e junte um ao lado do outro, vai criar uma sensação de uma foto só! É como se fosse um grid do Instagram!

Imagem: JTavares
Não se esqueça de configurar sua câmera para fotografar em .raw caso queira editar suas fotografias com a melhor qualidade possível. Quando você for editar você precisará do programa Adobe Photoshop com câmera raw instalado, ou o uso de qualquer outro programa que leia o arquivo .raw, como por exemplo o Adobe Lightroom. Desse jeito, você poderá salvar as imagens no final em .jpg ou em qualquer outro formato que desejar.

"Raw, ou formato cru, é uma denominação genérica de formatos de arquivos de imagens digitais que contém a totalidade dos dados da imagem tal como captada pelo sensor da câmera fotográfica. O formato RAW não tem aplicado nele nenhum tipo de compressão, os fabricantes de Câmeras fotográficas fazem isso para evitar perda de qualidade nas fotos, porque quando compactamos uma foto ela perde qualidade na resolução. Por isso que os arquivos de foto no formato RAW tem arquivos muito grandes, quanto maior for o tamanho do arquivo da foto melhor vai ser a qualidade dessa foto. Por isso as fotos produzidas usando o formato RAW tem uma qualidade superior as fotos geradas nos formatos compactados como o JPEG, PNG, GIF e outros". - Wikipédia
Celular:
É ótimo tirar fotos com celular, é rápido, prático e não chama muito atenção. Você pode baixar o aplicativo Adobe Lightroom no celular e fazer um Color Grading (processo de melhorar a aparência de uma imagem). Pode até mesmo baixar/comprar presets e utilizar em todas as fotos!
Alguns celulares de última geração conseguem até fotografar em arquivo .raw, ou seja, imagens com mais qualidade! O que é arquivo .raw? - Leia em Wikipédia
Se o objetivo for para redes sociais e sem muito compromisso com tratamento da imagem, utilize um celular.
Em minha opinião sobre o uso de celular:
"A escolha de celular ou câmera vai ser uma questão de "gosto" daqui alguns anos. A tecnologia de um celular de última geração já está fazendo fotos muito boas! Entretanto, muitos celulares estão voltando a serem tijolos. Se resolverem de algum jeito a questão do sensor da câmera ser muito pequeno, se burlarem de alguma maneira, celulares vão ser bem interessantes. Contudo não muda o meu "gosto", prefiro mil vezes utilizar uma câmera profissional. Já me estressa pensar em levar 5 PowerBanks porque a bateria do celular morre em 1 hora de gravação contínua. E sem falar das objetivas minúsculas que vendem para celular, com certeza eu ia perder várias".
2 - Não perca momentos por causa da correria!
Tome cuidado com sua agenda de viagem, o tempo que você tem para fotografar e curtir. Não fique pouco tempo em cada lugar que você for visitar, fique pelo menos 4 dias ou 1 semana. Você precisa aproveitar a viagem de uma forma calma, não faça que nem muitos por aí que viajam clicando sem parar, aproveite o momento. Tente voltar ao mesmo lugar sem tirar fotografias e nem mexer no celular. Desse jeito suas fotos terão mais significado porque você vivenciou, teve a experiência. Talvez você encontre algo mais interessante para fotografar no outro dia por você ter percebido tudo de outra maneira.
3 - Devo levar o tripé da câmera/celular?
Se você pretende fotografar panorama, paisagem urbana (landscape/cityscape) pode ser algo muito útil e pode te salvar muitas vezes. Durante minha viagem para a Europa percebi várias vezes fotógrafos sempre posicionados em certos locais para fotografar o pôr do sol ou as luzes da cidade. Em Firenze-Itália foi o lugar que mais percebi isso, dependendo da época pode ser algo até surpreendente pela quantidade de pessoas tentando fazer a mesma coisa no mesmo local. Acredito que o uso do tripé pode te trazer mais segurança na hora de fotografar com uma baixa velocidade (se for uma ocasião que não tem muita luz por exemplo) e isso pode ser muito bom. Entretanto é mais um peso para carregar, certo? Ter dor nas costas ao final do dia não é muito agradável, recomendo que você faça um planejamento antes de levar mais peso, como fazer um percusso mais breve e com algumas paradas para descansar.
Outra forma de tratar disso, é levando um pequeno tripé de câmera/celular, daqueles que tem o tamanho de sua mão. Apenas para ter mais firmeza na hora de fotografar em baixa velocidade, encontre um bom local e deixe ele parado fazendo a mágica. Desse jeito o cenário (imóvel) não ficará tremido e você pode ter fotografias mais iluminadas.
Abaixo tem um pequeno exemplo de uma fotografia minha sem tripé, busquei trazer um pouco de movimento e baixei a velocidade para criar esses "vultos". Você pode tentar fotografar em 1/15 de velocidade, deixar seus braços bem juntos e próximos do peito pra tentar ter mais firmeza ao segurar a câmera. Não vai ficar completamente focada, mas se não houver tripé pode ser algo interessante de testar. É um pouco difícil, mas não impossível.

Fotografia: Enzo Losso / www.enzolossophotos.com
Galleria Vittorio Emanuele II - Milão / Itália
Comparação de velocidades do obturador da câmera:

4 - Não edite durante a viagem!
Viajar e explorar o mundo é uma experiência extraordinária, mas às vezes, pode ser tentador editar as fotos que você tirou enquanto está a caminho. Embora este seja um hábito comum, não edite suas fotos enquanto estiver viajando!
Primeiro, é importante lembrar que suas memórias de viagem são preciosas e devem ser preservadas como elas eram quando você as vivenciou. Editar as fotos pode modificar as lembranças que você tem destas paisagens e culturas, e isso pode destruir sua experiência.
Além disso, existem desafios técnicos envolvidos em editar suas fotos em movimento. Pode ser difícil tentar editar suas fotos durante o voo ou em um ônibus em movimento, pois a conexão à Internet é instável e você pode não ter uma tela grande o suficiente para ver os detalhes de suas fotos. Portanto, economize seu tempo e espere até chegar ao seu destino antes de começar a editar.
Em suma, evite editar suas fotos enquanto está viajando. Em vez disso, aproveite cada momento e capture as memórias de viagem exatamente como elas são. Se quiser melhorar a aparência das suas fotos, espere até chegar ao seu destino para poder usar as ferramentas certas ou quando voltar para seu país de origem. Até porque você não terá muito tempo para realizar as edições, saindo de dia e de noite, voltará tarde quase sempre ou chegará cedo para dormir. Eu te aconselho a deixar isso para mais tarde, quando você tiver bastante tempo de sobra e sem essa "correria".
É importante também estar ciente dos perigos, pois você pode encontrar-se em locais inseguros. Por isso, é importante que você saiba como se proteger e ter cuidado com as pessoas que estão ao seu redor. Além disso, para evitar complicações, certifique-se de que tenha todos os documentos necessários para a viagem, como passaporte, autorização para uso de equipamentos fotográficos e etc. Finalmente, é importante notar que, como fotógrafo, você pode estar exposto a situações de alto risco e deve sempre tomar as medidas de segurança adequadas para proteger a si mesmo e aos outros.
5 - Enquadramentos e luz!
Para capturar o melhor momento em uma foto de viagem, é necessário conhecer o contexto no qual a imagem será tirada. O enquadramento é fundamental para que a composição da imagem agregue valor a fotografia. A luz natural é uma parte importante para a captura de imagens, pois ela influencia na nitidez, brilho e profundidade das cores. Além disso, é necessário considerar também a posição da câmera, que pode ser mudada para melhorar a qualidade da imagem.
Quando viajamos para um novo destino, é importante prestar atenção ao horário do dia para obter a melhor luz natural possível. Por exemplo, a luz lateral do pôr do sol é ideal para fazer fotos incríveis de viagem. Além disso, a posição do Sol no céu varia dependendo do local que você está visitando. Por exemplo, na Rússia, o Sol se move em um ângulo mais baixo, o que pode oferecer oportunidades para fotografar imagens autênticas e únicas. Na Rússia o Sol é posicionado mais lateralmente do que em outras regiões do mundo. Isso é devido à sua localização geográfica, pois a Rússia é um país que se estende por um grande território. Além disso, a Rússia possui longas horas de inverno e curtas horas de verão, o que acaba contribuindo para que o Sol seja visto mais lateralmente. No verão, a luz do Sol é mais intensa durante o dia por causa do aumento da temperatura e, durante o inverno, a luz do Sol é mais fraca devido à queda na temperatura. Devido a isso, é comum que a Rússia sofra com fenômenos climáticos extremos, como ondas de calor e ondas de frio, que acabam se refletindo no posicionamento do Sol.
Outro elemento importante para o enquadramento de fotos de viagem são os planos de fundo, que podem ser alterados para destacar o objeto principal da foto ou para adicionar interesse à imagem. Por exemplo, ao tirar uma foto de uma paisagem, o plano de fundo pode ser deslocado para o lado para destacar a montanha ou o rio. Além disso, tirar fotos de monumentos durante a noite pode ser interessante, além de eternizar o movimento da vida urbana daquele local, pode-se aproveitar o ambiente iluminado para destacar a beleza do lugar.
Por fim, a profundidade de campo é fundamental para criar fotos de viagem de qualidade, pois ela regula a nitidez do objeto principal e dos planos de fundo. Selecionar a profundidade de campo correta para a foto pode dar maior destaque aos elementos principais da imagem.
Se você está fotografando um lugar específico, tente encontrar o ângulo certo para capturar a imagem da melhor maneira possível. Pense antes de clicar, visualize a foto antes.
Espero que você possa se beneficiar dessas dicas para aprimorar suas fotos de viagem! Boa sorte!
Comments